22 de dez. de 2023

 Ah, o Natal... Festa linda de viver em que todo mundo volta á ser criança e brinca de fazer as pazes com os outros. 


-Como vocês sabem, nem todas as pessoas comemoram o Natal. A maioria comemora o nascimento de Jesus, que prá nós se chama Oxalá, mas para alguns o Natal tem outro significado. A familia do Rafa comemora o Chanucá, uma bonita Festa das Luzes. 

Dandara, a Diretora e Chefe Suprema dos escoteiros fazia questão de todos os anos juntar as crianças o os pais para a brincadeira do Amigo Secreto. Pra ela era a chance das pessoas se conhecerem melhor e trocarem experiencia. Pra ela tudo era educativo.

-Bom, a gente começa né, Tom?-disse a Tia Fátima- como vocês sabem o Tom só fala por sinais então eu vou traduzir pra vocês. A amiga secreta dele é uma menina muito sabida e as vezes e meio brabinha. O presente que ela pediu pra gente era muito caro então como estamos meio pobres resolvemos dar outra coisa de lembrancinha, espero que goste, Vivi.

A Vitória era a menina mais rica da turma e ficou meio triste pois o vestido que ela tinha pedido de presente era mesmo muito caro. Era uma cópia da roupa de uma princesa de desenhos animado que todas as crianças ricas estavam usando. Mas fazer o quê, né?

Ela abriu o embrulho e ...surpresa! O vestidinho dela estava lá, brilhante. Por sorte a Tia Fátima era além de boa contadora de estória uma costureira de mão-cheia. Ela tinha gasto muito tempo e carinho fazendo a roupa sob medida e ainda fez um "upgrade" colocando rendas . Vitória estava tão animada que nem foi ao banheiro, botou a roupa por cima da camiseta mesmo e ficou parecendo uma princesinha mais linda que no desenho.

-Bom agora acho que é minha vez, né? Meu amigo secreto é muito metidinho, mas muito fofinho. Não gosta muito de conversar comigo, fala umas palavras meio estranhas de vez em quando e adora chutar latinhas.

-É o Rafa!
-Shalom!!

Rafael amou o presente, a Camisa 7 do time que ele torcia, o Cretáceo Futebol Clube. Mas era muito acanhado para agradecer na frente de todo mundo.

-Bom, minha amiga secreta também é bonita, também gosta de falar e fazer coisas estranhas, conta estórias como ninguem.

Tia Fátima extendeu a mão e se reconhecendo pegou o presente e roubou um beijo do garoto tímido. Ela tinha ganho um lenço roxo muito bonito daqueles que sempre usava pra esconder o cabelo- que era um dos maiores mistérios da escola. Tia Fátima deu um chamego no menino agradecendo.

-Minha amiga secreta é a criança mais fofa da escola. Ela é muito inteligente e sempre dá lição na gente.

Levou um tempão pra descobrirem. Fátima brincava muito bem e nem desconfiavam que ela estava falando da Laurinha, a menina bobinha da turma. Laurinha acreditava em qualquer coisa que diziam e levava tudo ao pé-da-letra, mas tinha a sabedoria da simplicidade, conseguia ver o que estava debaixo dos olhos das pessoas e elas não viam.

-Meu presente vai te dar sorte. É feito com uma erva mágica lá da Pérsia e tem o poder de afastar as feras mais ferozes.

Laurinha gostou do presente e passou o lápis liquido, melecando todo o rostinho

- Minha Amiga Secreta é a criança mais jovem da escola.

Glorinha as vezes fazia as observações mais inteligentes. Sem querer, mas fazia. Demorou pra entenderem que ela estava falando da Chefe Dandara. Apesar da idade a diretora e Lider Suprema dos escoteiros era mesmo a criançona mais jovem da turma.

- Agradeço pelo elogios pelo seu bolo de nozes, Laurinha. Agora é minha vez, mas antes queria fazer um presente para todos.

Como sempre fazia, Chefe Dan mandou apagar as luzes, enquanto botava o gostoso bolo da Glorinha em cima da mesa, pertinho de um embrulho na forma de ovo. O presente do Tio Buck! Khan o reconheceu e o coração do garoto começou a disparar.

Chefe Dan  começou uma bonita dança. Ela fazia questão que a festa de fim de ano da escola fosse cultural.

♫♪Ora dança o caxambú.
Eu quero ver quem dança comigo, eu quero ver !♫

-Crianças, essa é uma canção, um "Ponto de Jongo", chamado "Saracura". Espero que tenham gostado. 

Todos amaram a apresentação .

Era a vez do pai da Vivi, que todos  conheciam como Papai-Compra-Tudo pois não deixava nenhuma extravagância faltar para a filhinha querida. Colocou seu chapéu de cangaceiro todo surrado, pegou a sanfona e começou uma musica bem animada, mas que não tinha nada a ver com o Nordeste.

-Eia! Taí algo que a gentE não vê todo dia.Um pé-de-rapadura que floreia um xotE do BorguetE!- Disse o Tio João como aquele sotaque engraçado exagerando nos “Es”.

-Ôxe! O melado da minha rapadura se ajunta com o amargo do tua cuia e se “inquilibra” na mistura.

Tio João às vezes sabia ser bem indelicado, mas nada ia destruir aquela alegria. Para completar a tirada, o nordestino parou a musica e puxou uma meia-cabaça toda trabalhada com cactus, mandacaru  e um burrinho natalino. Uma  cuia de chimarrão personalizada que o Tio  João amou ganhar.

-Bom, meu amigo secreto é uma pessoa bastante especial.  Adora ajudar as pessoas e como todo escoteiro, canta pra ajudar a vencer  os problemas.

Ele falava bem devagar . todo atrapalhado e mexendo os olhinhos, pra todo mundo saber quem ele estava imitando. O coração do Khan disparava, era hora dele ganhar seu tão esperado presente e já tinha visto o embrulho encima da mesa. Tinha a forma de um ovo. Um ovo de dinossauro!

-Deve ser uma panela né, Tio?

Todo mundo riu da humildade do garoto. Ele avançou na mesa com a fúria de um predador e destruiu o papel de presente, guardando com carinho o cartão do Vô Lineu que tinha vindo junto. Respirou bem fundo e colocou a mãozinha no mostrador do aparelho, que jogou frases  em neon  no ar girando em volta do menino:

“A ALMA DO DINOSSAURO REPRESENTA A ALMA DO  SEU DONO”
“OS DINOSSAUROS EXISTEM PARA CONVIVER EM HARMONIA  COM OS SEUS DONOS”
“TODO ANIMAL MERECE SER TRATADO COM CARINHO E RESPEITO”

“As  3 Leis do Dinossauro de Estimação”- Disse Khan.

O menino olhou em volta no escuro para ter certeza de que estava dividindo aquela emoção  com os outros. Foi quando percebeu algo muito preocupante.

O meu amigo secreto não sabe falar e às vezes é meio invisível. Aliás, CADÊ ELE?!

Khan estava sempre alerta e percebeu a falta do Pedrinho que tinha aproveitado a escuridão e sumido junto com o bolo de nozes que a Glorinha  deu de presente à Chefe Dan. Onde ele foi parar? 

Achar o molequinho travesso era uma ótima missão para os escoteiros. Estava iniciada a Aventura de  Natal da Tropa. Onde o molequinho foi parar?

VOCÊ SABIA?                                                                              

A tradição de dar presentes no Natal é bem antiga e se perdeu no tempo. Em muitas culturas se distribui presentes as pessoas queridas ou para criar lações e fazer negócios. A lenda do Papai Noel está ligada à imagem de S. Nicolau de Mira que vivia no século V e distribuia presentes às crinaças pobres

Comente Aqui


- Copyright © Patrulha Dinossauro - Blogger Templates - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -